top of page
Buscar

Impactos do Envelhecimento no Brasil: O que esperar para os próximos anos?

  • Foto do escritor: João Iotti
    João Iotti
  • 12 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de dez. de 2025

Professor João Iotti participa de evento realizado na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e organizado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista (Instituto Legislativo Paulista da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e apoio da Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (EDEPE - SP Escola da Defensoria Pública de SP).  






Seminário sobre os impactos do envelhecimento no Brasil

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), por meio do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e em parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, promoveu o seminário “ILP + Defensoria – Impactos do envelhecimento no Brasil: o que esperar para os próximos anos?”, com o objetivo de analisar os desafios jurídicos, sociais e econômicos decorrentes da transição demográfica no país.

O evento, realizado em formato híbrido com transmissão ao vivo, abordou questões centrais relacionadas ao envelhecimento populacional e às suas implicações nas áreas da saúde, trabalho, educação e prevenção da violência, à luz das metas da Década do Envelhecimento Saudável da Assembleia Geral das Nações Unidas.

A programação contou com a participação de parlamentares, autoridades públicas, especialistas e representantes da sociedade civil, incluindo médicos, pesquisadores e juristas. As discussões foram conduzidas por meio de palestras e debates que exploraram temas como a financeirização da velhice, os paradoxos demográficos no Brasil e os desafios psicológicos associados à longevidade.

O seminário também integrou personalidades de destaque no campo da longevidade e das políticas públicas para pessoas idosas. Entre os participantes, estiveram presentes Alexandre Kalache, gerontólogo e presidente do International Longevity Centre – Brasil (ILC-BR), e Priscila Akemi Beltrame, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP. O Professor João Iotti participou como mediador e debatedor do evento, contribuindo com reflexões sobre os desafios jurídicos e institucionais relacionados ao envelhecimento populacional, especialmente no que se refere à proteção dos direitos das pessoas idosas e às políticas públicas de atenção à saúde e bem-estar.

O seminário representou um espaço relevante de diálogo e articulação entre Poder Legislativo, instituições públicas e sociedade civil sobre as perspectivas futuras para enfrentamento dos impactos do envelhecimento no Brasil. Fonte e link para acesso: https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=11128

 
 
 

Comentários


bottom of page